contato@kaizenfinanciamentos.com.br

(11) 2072-9555

(11) 96612 – 6910

9 Razões para reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento

Reprovação de crédito

Índice

O financiamento imobiliário é amplamente utilizado pelos brasileiros para comprar uma residência. Embora haja muitas facilidades hoje em dia, ainda há razões para reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento

É preciso seguir todos os requisitos para ter o crédito aprovado e assim obter o dinheiro necessário do banco para adquirir o imóvel escolhido.

E se algum dado faltar ou se for verificada uma pendência ou problema no nome de quem busca o financiamento ele pode ser reprovado.

Outra situação comum é ocorrer o chamado condicionamento de crédito. Nesse caso, a pessoa que deseja o crédito não consegue que o banco aprove o valor que precisa.

Assim, com um valor menor aprovado, é necessário encontrar outro imóvel ou tentar negociar o seu preço.

Mas afinal, quais são as razões para reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento imobiliário? Para saber a resposta a essa pergunta, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir os 9 motivos mais comuns.

Finanças comprometidas

Uma das principais razões para reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento imobiliário é quando o banco percebe que suas finanças estão comprometidas.

Isso ocorre quando a pessoa tem outras dívidas em aberto, como demais financiamentos, consórcio, parcelamentos no cartão de crédito com altos valores, além de usar de maneira excessiva o cheque especial.

Então se sua renda está comprometida, saiba que possivelmente terá o crédito negado.

A explicação é que o banco entende que você pode não conseguir pagar as parcelas do financiamento. Além disso, quem busca esse tipo de crédito não pode comprometer mais do que 30% da sua renda familiar.

Assim, se a soma das suas dívidas mais o financiamento extrapolar essa porcentagem as chances de aprovação são baixas.

Portanto, recomenda-se que antes de buscar pelo crédito, você tente quitar as suas dívidas, o que é até mesmo mais seguro para você.

Afinal, caso não consiga pagar as parcelas do financiamento existe o risco de perder o imóvel para o banco e todo o dinheiro investido.

Rating Bacen baixo

Trata-se de um tipo de ranking do Banco Central, que conta com os registros financeiros de todos os indivíduos que fazem uso do sistema bancário no país.

Com essas informações, a instituição tem o histórico de cada pessoa, que pode ser considerada uma boa ou má pagadora.

Se você não está bem posicionado nesse ranking, devido a contas não pagas, realização de muitos empréstimos ou por já ter ficado com o nome sujo, existe a possibilidade do seu pedido de crédito de financiamento imobiliário ser reprovado.

Em outras palavras, quem possui um rating Bacen baixo é classificado como alguém pouco confiável para fechar negócio.

Diante disso, o melhor é você colocar em dia as suas finanças, pagar dívidas em aberto, não fazer novas dívidas e esperar que o seu ranking de confiabilidade melhore.

Restrições de crédito

Mais uma razão para reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento é quando o seu nome está sujo na praça. Isto é, se o número do seu CPF consta na lista de devedores de instituições como o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito ou Serasa.

Esse é um dos motivos mais comuns para que as pessoas que precisam de crédito não consigam obtê-lo, já que a presença ou não nessas listas sempre é pesquisada pelas instituições bancárias. Por isso, se você estiver nessa situação, antes mesmo de buscar crédito, pague a dívida em seu nome.

Hoje em dia, muitas empresas aceitam negociar as pendências que os clientes possuem, podendo ser altamente benéfico para quem está devendo.

Isso porque para aumentar as chances de receber ao menos parte do dinheiro, as empresas oferecem condições bem acessíveis ou mesmo um grande desconto no valor devido.

Conres da Caixa

Se você quer financiar um imóvel através da Caixa, mais uma informação que deve levar em consideração é o chamado Conres – Cadastro Informativo de Pessoas Físicas e Jurídicas com Relacionamento com a Caixa.

Refere-se às informações entre você e o banco, inclusive, possíveis prejuízos que a instituição teve por sua causa, bem como dívidas em seu nome, mesmo que quitadas.

Esse mecanismo de controle interno da Caixa é outro parâmetro para analisar e avaliar sua confiabilidade como pagador.

Portanto, caso tenha alguma pendência com o banco, antes de solicitar um financiamento, resolva a situação. Se houve um problema no passado já resolvido, o melhor é continuar com o relacionamento com o banco pagando tudo em dia para aumentar as suas chances de financiamento.

Caso deseje saber mais sobre o que é Conres confira aqui em nosso site!

Não ter histórico bancário

Outro motivo que pode atrapalhar a sua busca por crédito para financiar imóvel é o fato de não ter histórico bancário. Isso acontece com pessoas que sempre pagam as suas contas com dinheiro e mesmo que possuam contas em bancos, não as movimentam.

Não ter cartão de crédito em seu nome também pode prejudicá-lo. Isso acontece porque o banco não tem como avaliar o seu comportamento em relação aos pagamentos. Da mesma forma, não ter nada em seu nome, nem uma conta, é mais um agravante.

Assim, o melhor a fazer é começar a movimentar a sua conta, solicitar cartão de crédito e ter conta em seu nome a fim de inciar um histórico bancário. E claro, pagar tudo em dia para apresentar-se com um consumidor confiável.

Registro no CCF

Atualmente, o uso de cheque se tornou pouco comum, mas há alguns anos, era uma forma de pagamento bastante frequente. Você usava cheque?

Se a resposta for positiva, saiba que o seu nome pode estar no CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo caso tenha deixado de cobrir um cheque emitido no passado.

Esse é mais um cadastro que os bancos pesquisam antes de conceder crédito e pode prejudicar a sua concessão de financiamento.

No caso do você pertencer a esse cadastro, é necessário quitar ou mesmo negociar a dívida existente para ser excluído do CCF.

Pendências no INSS ou na Receita Federal

Se você possui alguma pendência com o INSS – Instituto Nacional do Seguro Nacional ou com a Receita Federal saiba que essas também são razões para ter a reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento.

Pode ser a não entrega de uma declaração de imposto de renda, documentos divergentes, dívidas ainda ativas, impostos não pagos e demais situações.

Dessa maneira, é urgente resolvê-las para aumentar as suas chances de obter o dinheiro que precisa para comprar a sua residência.

E se você estiver em dúvida se existe alguma pendência ou não, basta fazer uma pesquisa no site dessas instituições.

Valor e documentos do imóvel que se quer comprar

Quando você solicita crédito para fazer um financiamento, é preciso informar o valor do imóvel para que o banco analise se a sua renda familiar é suficiente para pagar por esse bem.

Mesmo assim, a instituição financeira, antes de aprovar o crédito, realiza uma análise do imóvel, para certificar-se que ele está de acordo com a solicitação do financiamento.

Nesse momento, o seu preço também é verificado, por isso, é de fundamental importância ser transparente com o banco.

Da mesma forma, tantos os seus documentos quanto do proprietário serão verificados. E tudo deve estar em ordem para que o banco decida por aprovar o seu pedido.

Dificuldade em comprovar renda informal

Pessoas que não possuem trabalho formal podem comprovar a sua renda, mas dependendo da situação, essa comprovação pode ser difícil e atrapalhar a obtenção de aprovação de crédito imobiliário.

Mas para que essa não seja a razão da sua reprovação ou condicionamento, recomenda-se comprovar a renda através da declaração do imposto de renda pessoa física.

É possível conferir a movimentação da conta corrente por meio de extratos e cartões de crédito.

Agora que sabe mais sobre as razões para reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento, escreva um comentário abaixo.

E não se esqueça de seguir a Kaizen Financiamentos no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Relacionados

Mãos que vão entregar uma chave
Dicas

O que pode prejudicar a venda de um imóvel?

Além de comprar uma residência para morar, muitas pessoas têm investido nos últimos anos em imóveis, seja para uma posterior venda, seja para alugar. Portanto, se a ideia é vendê-lo, é importante estar atento para que nada possa prejudicar a venda de um imóvel.

Afinal, existem situações que podem atrapalhar a venda, como questões judiciais, bem como demais circunstâncias. A boa notícia é que a maioria delas pode ser resolvida com certa facilidade.