contato@kaizenfinanciamentos.com.br

(11) 2072-9555

(11) 96612 – 6910

Como funciona o crédito imobiliário

credito imobiliario

Índice

Tomar a decisão de financiar um imóvel, e aderir ao crédito imobiliário é uma grande responsabilidade, e por isso contar com uma assessoria de crédito imobiliário pode te ajudar e muito, mas antes vamos abordar um pouco mais sobre o assunto.

O que é crédito imobiliário?

O crédito imobiliário ou financiamento imobiliário, é um empréstimo feito com uma instituição financeira, em que o banco paga o valor do imóvel e você paga esse valor ao banco de forma parcelada e com taxas de juros. 

Muitas pessoas utilizam do financiamento, por não terem o valor à vista do imóvel, e dessa forma conquistam o imóvel de forma mais rápida e pagam a longo prazo, podendo chegar a 35 anos.

Sendo assim, resumindo de uma maneira mais simples, podemos definir crédito imobiliário como um empréstimo fornecido, para que assim, uma pessoa compre um imóvel, fazendo um pagamento financiado, o que facilita bastante na conquista do imóvel.

Dessa forma, o produto é oferecido pelos bancos e as instituições financeiras que quitam o imóvel e recebem o pagamento diretamente do comprador. Claro, tudo isso tem que ocorrer dentro do prazo e das condições estipuladas ao contrato, como valores e taxas de juros.

Existem diversos tipos desse financiamento, porém alguns dos principais são os seguintes:

Sistema Financeiro de Habitação

O Sistema Financeiro de Habitação, ou SFH o principal sistema de financiamento imobiliário e além disso possui uma grande vantagem. Nele, há a possibilidade do uso do dinheiro do FGTS para a compra da casa/apartamento, porém limitando o valor gasto no imóvel. Entretanto, em contrapartida, oferece as menores taxas de juros da modalidade.

Sistema Financeiro Imobiliário

Esse cuida dos financiamentos que ultrapassam o valor de R$ 750 mil, valor limite do SFH. Além de também cobrir alguns tipos de imóveis que não se enquadram nele, como por exemplo construções para fins comerciais.

Um ponto forte do SFI, é que diferentemente do SFH, nessa modalidade não há restrições em relação ao percentual de renda do comprador. Assim como também não há valor máximo na hora de avaliar o imóvel. Sendo assim, o financiamento pode ser de 80% até 90% do valor do imóvel.

Como funciona o crédito imobiliário?

Para compreender melhor sobre o crédito imobiliário, abordaremos cada uma das etapas do financiamento, assim você saberá como funciona.

Simulação

A simulação é feita pela assessoria em diversos bancos, para entender se o valor do imóvel é compatível com a sua renda.

Então, após a comprovação disso, você terá diversas alternativas de financiamento com prazos e taxas diferentes e poderá escolher a melhor possibilidade.

Proposta

Enviada a proposta, a assessoria fará a análise da documentação, para enviar todos os documentos necessários ao banco, promovendo assim maior segurança e agilidade.

Após isso será feita a análise de crédito, onde o banco irá comprovar a renda dos clientes e irá consultar o nome deles no Serasa.

Avaliação do imóvel

Caso a resposta de solicitação de crédito seja positiva, cabe ao banco dar o devido o prosseguimento no pedido. Dessa forma, inicia-se a avaliação do imóvel escolhido para o crédito, e logo após isso, a instituição manda um corretor credenciado para fazer o processo. Esse corretor credenciado verifica a qualidade e veracidade do imóvel, para assim confirmar o seu valor de mercado.

É importante lembrar que o banco tem seus parâmetros e restrições em relação aos imóveis. Com a avaliação positiva, inicia-se o processo de direcionamento para o tipo de financiamento, como por exemplo, se ele será feito por SFH ou SFI.

Contrato

O contrato é uma parte muito importante, senão a mais importante de todos os negócios. O primeiro passo é elaborar o contrato, com termos e afazeres justos e benéficos para ambas as partes. Após isso ser feito, é a hora de assinar e assim fechar o acordo.

Dessa forma, o crédito será liberado e o vendedor é pago. A partir disso, o cliente começará a pagar as prestações e receberá as chaves para adentrar o imóvel.

É muito importante a assessoria de financiamento, porque ela oferece todo um suporte durante os processos burocráticos e facilita os trâmites com a instituição escolhida.

Então, se você deseja contratar uma assessoria de crédito imobiliário, contrate a Kaizen Financiamentos, uma empresa com mais de 3 anos de experiência no mercado e que age com comprometimento e agilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Relacionados

credito imobiliario
Dicas

Como funciona o crédito imobiliário

Tomar a decisão de financiar um imóvel, e aderir ao crédito imobiliário é uma grande responsabilidade, e por isso contar com uma assessoria de crédito

balança entre casa e dinheiro
Dicas

Como financiar um imóvel sendo autônomo

Muitas pessoas têm o sonho de financiar e conquistar seu imóvel próprio, porém, há diversas coisas que impedem alguém de conquistar esse objetivo. Hoje nós