Uma dúvida muito comum é se é possível financiar imóvel usado, isso porque o processo de financiamento de imóveis novos.
Por isso, abordaremos esse assunto para esclarecer essa questão e assim você possa comprar o seu imóvel tranquilamento.
Então, se você se interessou por esse assunto, confira os tópicos que serão abordados a seguir:
É possível financiar imóvel usado?
A resposta para essa pergunta é sim. O financiamento funciona como um empréstimo, o banco pagará o valor do imóvel ao vendedor e você pagará esse valor para o banco através de parcelas que possuem taxas de juros.
Portanto, é um financiamento comum, mas abordaremos mais sobre como é o funcionamento do mesmo para te dar maior segurança.
Como funciona o financiamento?
O primeiro passo para o financiamento é escolher o imóvel que atenda as suas necessidades. Após isso, é importante fazer a simulação de financiamento para entender como será o valor das parcelas, as taxas de juros e o tempo de duração.
Normalmente é necessário dar valor de entrada, pois as instituições bancárias financiam de 80% a 90% do valor integral do imóvel.
Então, ao escolher o imóvel e o banco, você passará pela análise de crédito. Nessa etapa a instituição financeira fará uma análise da sua renda e o seu histórico como pagador.
Dessa forma, o banco verá se há alguma pendência no seu nome e se a sua renda será o suficiente para pagar as parcelas.
Haverá também a análise jurídica, onde o banco irá analisar a documentação do vendedor, do imóvel e do comprador.
Assim, há segurança de que as partes envolvidas não possuem nenhuma pendência que comprometa a venda do imóvel.
Por fim, o banco irá contratar uma empresa para realizar uma vistoria do imóvel e ter certeza que ele está em perfeitas condições, afinal o bem é a a garantia do financiamento.
Ao final das etapas aprovadas, a instituição financeira marcará a assinatura do contrato. Então, o comprador pagará o ITBI ( Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e irá registrar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis.
O crédito será liberado ao vendedor no final dessa etapa.
Todas essas etapas podem confundir o vendedor ou comprador que não conhecem muito sobre financiamento, por isso contar com uma assessoria de crédito imobiliário faz toda a diferença.
Pois além de agilizar o processo, tudo ocorre com maior segurança, uma vez que a assessoria possui experiência na área e atualiza o cliente sobre o andamento.
Confira em nosso artigo mais sobre assessoria de crédito imobiliário e todos os benefícios oferecidos pela mesma.
Dicas para financiar
Daremos algumas dicas para você financiar o seu imóvel e se organizar para não ter nenhuma surpresa pelo caminho:
- Junte um valor de 10% a 20% para dar de entrada, mas para isso é preciso ter o valor em média do imóvel que cabe no seu orçamento;
- Reserve cerca de 5% do custo total do imóvel para pagar os impostos obrigatórios e as despesas com o cartório;
- Não comprometa a renda em mais de 30%, caso contrário o banco não irá aprovar o financiamento.
Há diferença entre o financiamento de imóvel usado ou novo?
Antigamente havia diferença nas taxas de juros entre o financiamento de imóveis usados e novos. A única ainda presente seria sobre a documentação.
Isso porque as construtoras deixam a documentação pronta para agilizar os processos com o baco.
Entretanto, além desse aspecto não há diferença entre o financiamento de imóvel usado ou novo. Então, se você achou um imóvel interessante e estava com dúvida, invista tranquilamente.
Imóvel usado se encaixa no Casa Verde e Amarela?
Quando o Casa Verde e Amarela ainda era Minha Casa Minha Vida, imóveis usados não se encaixavam no programa habitacional do governo.
Contudo, após as alterações o governo permitiu o financiamento de imóveis usados (em áreas urbanas) por famílias de até 7 mil reais.
Sendo assim, basta se encaixar nas características exigidas do programa para ter acesso a essa possibilidade que facilita a compra do imóvel próprio.
Agora que sabe mais sobre esse tema, escreva um comentário abaixo.
E não se esqueça de seguir a Kaizen Financiamentos no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.