Teve o crédito negado mesmo sem dívidas em aberto? Nesse caso, você deve estar nas restrições internas do banco, como o Conres da Caixa Econômica Federal.
Esse sistema de restrição está impactando a vida de muitas pessoas, mas nesse artigo vamos te explicar tudo sobre o assunto e como resolver essa questão, continua com a gente!
O que significa Conres?
O termo Conres significa “Cadastro Informativo de Pessoas Físicas e Jurídicas com Relacionamento com a Caixa Econômica Federal”.
Portanto, o Conres é uma restrição interna do banco, ele existe para barrar a liberação de novos créditos para pessoas que já deram algum “prejuízo” financeiro àquela instituição.
Como ele funciona?
No caso, quando uma pessoa possui alguma dívida e negocia o valor, apesar de seu nome ficar sem restrições e estar tudo aparentemente certo.
A Caixa coloca a pessoa no Conres, uma lista com o histórico financeiro da pessoa. Então, quando a mesma for solicitar algum crédito, eles não liberam o crédito, pois entendem que não é um pagador confiável.
O banco pode conceder ou não crédito, mas o consumidor precisa entender o porquê o serviço foi negado.
Quanto tempo dura o Conres?
O Conres funciona de uma forma diferente, por isso ele não possui um prazo definido.
Esse tempo pode ser de 5 anos ou indefinidamente, então é muito importante identificar se há alguma restrição e correr atrás para resolver essa questão o quanto antes.
Como saber se tenho restrição interna na Caixa?
Para conseguir identificar se você possui alguma restrição é necessário estar cadastrado no sistema do Banco Central, o SISBACEN.
Portanto, siga o passo a passo a seguir:
- Entre no site do Banco central
- Clique em Sou Pessoa Jurídica ou Sou Pessoa Física
- Então na forma de cadastro, escolha celular
- Baixe o aplicativo do Banco Central e entre nele
- Encontre a opção Registrato e pegue o PIN
- Volte para o site e vá na opção passo a passo
- Preencha todos os dados e então conclua o credenciamento
Então, seu cadastro no SISBACEN estará finalizado e você poderá pesquisar se há dívidas e quais são elas para conseguir retirar o seu nome do Conres.
Aliás caso queira saber se cônjuge com restrição pode atrapalhar um financiamento, confira com a gente também!
Como sair do Conres?
O Conres é uma modalidade mais complicada de se resolver, mas tudo é uma questão de relacionamento.
Para resolver isso, entre em contato com a agência onde houve a dívida e entenda com o gerente qual a situação e se há uma data para essa restrição.
No caso de haver uma data, após ela é interessante que haja uma movimentação na conta para subir o seu score ou até mesmo realize uma aplicação financeira.
Dessa forma, um novo relacionamento será construído e o banco terá uma nova visão sobre você.
Entretanto, se não houver uma data, haverá outras soluções, uma delas possivelmente será o pagamento do valor restante da dívida com o acrescido de juros.
Caso a dívida tenha sido paga para alguma assessoria de cobrança, é necessário solicitar uma carta de quitação e entregar para o gerente do banco.
Em qualquer uma das situações, acompanhe todo o processo para ter a certeza que seu nome não consta mais no Conres, e se mesmo assim não se resolver, entre em contato com um advogado.
Agora que sabe mais sobre o Conres escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a Kaizen Financiamentos no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.
7 respostas
Excelente conteúdo
muito bom !!
Muito bom mesmo o conteúdo, pois os clientes ficam revoltados não sabendo ou não lembrando que pagou com prejuízo e muitas vezes acaba se revoltados contra a assessoria ou mesmo o banco por não ter conseguido o crédito, vou encaminhar para minha cliente que passou por isso , vai entender agora é quem sabe realizar o sonho da Casa Própria tudo é possível
Ficamos muito felizes em ajudar e esclarecer essa dúvida de tantos clientes 😊
Ótima informação. Vou até vericar meu CPF como está
Isto acontece nesmo com todos os bancos, então na conversa com seu cliente quando for explicar sobre financiamento já dá uma direcionada sobre este assunto e descubra se ele já negociou alguma dívida com algum banco, assim você já adianta uma possível reprovação, e direciona seu cliente a tentar aprovar em outro banco.
Exatamente, conferir essa informação e resolvê-la o quantos antes, agiliza a compra do imóvel 😉