contato@kaizenfinanciamentos.com.br

(11) 2072-9555

(11) 96612 – 6910

Por que agora é o melhor momento para comprar seu imóvel?

Mulher com dúvida sobre por que agora é o melhor momento para comprar o seu imóvel

Índice

Com a previsão do controle da pandemia para os próximos meses, as pessoas voltam a fazer planos para o futuro, o que ficou praticamente impossível em 2020.

Afinal, com a necessidade de quarentena e o isolamento social no início da pandemia, houve uma grande mudança de hábitos.

E para muitos, entre as principais realizações que se almeja, está o de adquirir um imóvel e realizar o sonho da casa própria. Há também quem deseje comprar uma casa ou apartamento como forma de investimento.

Para ajudar a tornar esse momento de retomada à normalidade ainda melhor, a boa notícia é que o momento é propício para planejar e adquirir uma residência ou mesmo um imóvel comercial nos próximos meses.

Mas por que agora é o melhor momento para comprar seu imóvel? Depois de meses de recesso em praticamente todos os segmentos da economia, com a volta ao normal das atividades, o mercado começa a aquecer e não é diferente com o setor imobiliário.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir alguns motivos para você começar a planejar a aquisição de um imóvel.

Os imóveis estão mais baratos

O melhor momento para comprar seu imóvel é quando o mercado imobiliário está em baixa. Mesmo que ele esteja aquecendo aos poucos, ainda dá tempo de planejar essa aquisição para os próximos meses e se beneficiar da hora propícia.

A questão é que a pandemia congelou a economia e, devido à quarentena que se prolongou por alguns meses em 2020, a construção civil paralisou obras e projetos. Agora, com a retomada das atividades, há uma grande demanda de imóveis que não foram vendidos.

Ao mesmo tempo, os projetos que não tinham ainda saído do papel podem agora sair, ajudando a aumentar a oferta. Mas a procura permanece pouca, uma vez que muitas famílias também paralisaram os seus planos de adquirir um imóvel por conta das incertezas futuras ou por problemas financeiros.

Com a tendência da economia voltar aos trilhos cada vez mais nos próximos meses, já que as atividades em geral estão retomando, a previsão é que o mercado imobiliário aqueça.

Portanto, o melhor momento de comprar um imóvel é agora, antes que os preços voltem a subir. Afinal, com o crescimento da procura por imóveis, o que deve ocorrer em breve, o cenário muda e os preços se tornam menos atrativos.

As taxas de juros estão mais baixas

Embora a taxa de juros Selic tenha recebido aumentos consecutivos nos últimos meses, ela ainda é favorável para quem deseja fazer um financiamento. O último reajuste foi em agosto de 2021, ficando em 5,25%.

E já que a tendência é que ela aumente mais nos próximos meses, o momento atual é bastante vantajoso para comprar um imóvel por meio de crédito imobiliário.

Lembre-se que os juros do financiamento para adquirir uma casa ou apartamento tem como base a taxa Selic. Isso quer dizer que quanto maior ela estiver, mais caras saem as prestações do financiamento.

A verdade é que a taxa permaneceu a mais baixa de todos os tempos nos últimos anos, sendo que a pandemia ajudou a congelar o seu valor, a fim de contribuir com a população.

No entanto, a taxa Selic também interfere na inflação, que está alta. A ideia é que aumentando os juros, a inflação diminua.

De todo o modo, o melhor é aproveitar o momento para adquirir a sua casa própria ou mesmo comprar um imóvel para investir.

Hoje, muitas pessoas têm comprado imóveis a planta para vender posteriormente ou mesmo adquirido imóveis usados para alugar ou vender no futuro.

Independente do que se faça, o recomendado é buscar imóveis em regiões com potencial de valorização, o que aumenta as chances de vendê-los dentro de alguns anos por um preço mais alto do que o gasto com a sua compra.

Há expectativa de recuperação do mercado imobiliário

Outra razão que explica porque agora é o melhor momento para comprar seu imóvel é o fato de haver uma expectativa de recuperação do mercado imobiliário.

Como já mencionado, a construção civil retomou as suas atividades, assim, novos prédios estão sendo construídos. Quando o mercado está aquecido, com mais pessoas comprando imóveis, os preços tendem a aumentar.

Mais uma vez, vale a lei da oferta e da procura, o que quer dizer que se a tendência é que o setor se recupere, o melhor é fazer negócio antes, ou seja, agora, quando a procura ainda está menor por causa dos reflexos da pandemia.

Para você verificar se a tendência de aquecimento da construção civil é uma realidade na sua cidade, observe o número de novos lançamentos e construções sendo erguidas. Isso é o que ocorre em diversos municípios hoje, mostrando que é importante começar a se planejar o quanto antes.

Para fazer a melhor compra, portanto, busque imóveis que atendam as suas necessidades. Há ofertas de casas e apartamentos com os mais variados perfis, aumentando o número de opções para que você faça a compra ideal.

O primeiro passo para comprar imóvel é planejar

Mesmo que agora seja o melhor momento para comprar seu imóvel, é essencial planejar muito bem essa realização. A hora pode ser a mais propícia, porém, sem organizar as finanças, o seu sonho pode facilmente se tornar um pesadelo.

Dessa maneira, o planejamento começa com a organização das suas finanças. É preciso que você entenda o quanto pode gastar com o pagamento das prestações todos os meses, caso opte pelo financiamento imobiliário.

A partir disso, você tem uma ideia do valor do imóvel que pode adquirir, pois os bancos aprovam o crédito apenas quando a renda do comprador é suficiente para pagar as parcelas sem comprometer as demais despesas.

As simulações de financiamento te ajudam a encontrar a melhor opção de instituição bancária, uma assessoria de crédito imobiliário pode te auxiliar nesse processo.

É fundamental também pesquisar muito antes de comprar um imóvel, tenha a certeza que o bem escolhido consiste na melhor oportunidade disponível.

Para tanto, busque a ajuda de imobiliárias e de corretores de imóveis com credibilidade e experiência no mercado. Eles estão aptos a auxiliar na busca pelo imóvel que atenda a sua necessidade e da sua família, garantindo que faça um negócio que não vai se arrepender.

Agora que sabe mais sobre por que agora é o melhor momento para comprar seu imóvel, escreva um comentário abaixo.

E não se esqueça de seguir a Kaizen Financiamentos no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Posts Relacionados

Mãos que vão entregar uma chave
Dicas

O que pode prejudicar a venda de um imóvel?

Além de comprar uma residência para morar, muitas pessoas têm investido nos últimos anos em imóveis, seja para uma posterior venda, seja para alugar. Portanto, se a ideia é vendê-lo, é importante estar atento para que nada possa prejudicar a venda de um imóvel.

Afinal, existem situações que podem atrapalhar a venda, como questões judiciais, bem como demais circunstâncias. A boa notícia é que a maioria delas pode ser resolvida com certa facilidade.

Clientes-recebendo-o-atendimento-de-uma-assessoria
Dicas

Assessoria de crédito imobiliário

Comprar um imóvel envolve vários processos burocráticos, e a assessoria de crédito imobiliário veio para facilitar todas as questões legais.